WhatsApp Image 2021-04-26 at 14.09.02

Caiado entrega revitalização de Vapt Vupt, em Goianira

Unidade tem capacidade para realizar até 20 mil atendimentos por mês. “É para o povo que temos que trabalhar, aplicar o dinheiro corretamente e atender quem mais necessita”, destaca governador

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (26/04), a reforma da sede do Vapt Vupt no município de Goianira, na região metropolitana da Capital. A agência passou por melhorias estruturais, como troca do piso e pintura completa, para dar mais conforto e segurança aos usuários.

O Vapt Vupt de Goianira tem capacidade para realizar até 20 mil atendimentos por mês. A reforma foi viabilizada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e teve investimento de R$ 80 mil.

Para o governador, a nova unidade dá cidadania aos usuários e reforça a finalidade de sua gestão de trabalhar o tempo todo. “O governo não é propriedade de nenhuma pessoa, mas sim dos mais de 7,2 milhões de goianos, e é pra eles que nós temos que trabalhar, a sociedade espera exatamente isso”, afirma Caiado.

Ao todo, são 71 unidades de atendimento à população no Estado. Atualmente, três delas, nos municípios de Anápolis (Anashopping), Formosa e Morrinhos, estão em reforma. A meta do Estado para este ano é realizar reparos estruturais em 15 agências.

O vice-governador Lincoln Tejota enaltece a qualidade no atendimento do Vapt Vupt. “Nós estamos mudando a vidas das pessoas, tempos difíceis requerem pessoas determinadas, e nós temos um governador determinado a mudar a cara do estado de Goiás”, afirma.

Secretário de Administração, Bruno D’Abadia explica que os investimentos dialogam com o processo de transformação e aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo Estado. “A reforma vai muito além da estética ou modernização do local de atendimento, trata-se de um compromisso com a cidadania. Os espaços públicos precisam ser cuidados como forma de valorizar nosso maior patrimônio: o povo goiano”, pontua.

“Quando o governador reforma e amplia uma unidade como esta, ele dá dignidade a população de Goianira e região metropolitana, por isso sempre terá meu apoio”, ressalta o deputado federal Adriano do Baldy. “Cada centavo que entra é bem aplicado. Ou seja, nós temos hoje um governador honesto e que tem coragem”, frisa Humberto Aidar, deputado estadual.

Desde 2019, pelo programa de requalificação do Vapt Vupt, cinco unidades foram inauguradas em Goiânia, Itapaci, São Luís de Montes Belos, Luziânia e Campos Belos. Outras três agências, em Aparecida de Goiânia, Mozarlândia e Palmeiras de Goiás, ganharam novo espaço de atendimento.

Além dos reparos estruturais, o Governo de Goiás investe, também, na troca de mobiliários. Mais de 400 cadeiras utilizadas por servidores e usuários foram substituídas por novas, com ergonomia e conforto. A previsão é realizar a entrega de mais mil assentos até o fim do segundo semestre.

Pandemia
De acordo com balanço da Sead, mesmo com a pandemia, as unidades de Vapt Vupt em todo o Estado prestaram mais de cinco milhões de atendimentos em 2020. Com a Covid-19 e os protocolos de segurança, a prestação de serviço à comunidade passou a ser agendada pelo site da autarquia. Dessa forma, segundo Bruno D’ Abadia, as unidades mantiveram o funcionamento sem filas ou aglomerações.

De acordo com Dioji Ikeda, superintendente de Gestão de Atendimento ao Cidadão, Goiás é uma referência na transformação e modernização de serviços. “Nós já temos mais de 150 serviços disponíveis para o cidadão, de onde ele estiver. Então, é realmente o compromisso do governador facilitar a vida das pessoas. A prova maior está aqui”, afirma ele.

O agendamento prévio deve ser feito no portal vaptvupt.go.gov.br. A plataforma disponibiliza mais de 240 possibilidades de serviços. Os atendimentos presenciais seguem todas as medidas sanitárias para proteção dos usuários e servidores, como uso obrigatório de máscaras no interior das agências, disponibilização de álcool em gel 70%, distanciamento entre postos de trabalho e aferição de temperatura.

“Estado e município funcionam assim, com parceria. Sempre que precisarem, podem contar conosco. Tudo aquilo que tem benefício para a sociedade, podem ter certeza que estamos juntos”, reforça Carlos Alberto Andrade Oliveira, prefeito de Goianira.

Também estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o secretário de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues; o assessor especial da Governadoria, Lívio Luciano; o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado; o comandante da Polícia Militar, capitão Diego Damasceno; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Emerson Divino Gonçalves Ferreira; o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Rogério Batista; o superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar, coronel Mauro Ferreira Vilela; o vice-prefeito Cleyton Bento, além de outras autoridades políticas e convidados.