Foto: Lucas Dellamare

Governo do Estado promove voluntariado institucional em parceira com Hemocentro de Goiás

Ação contou com presença da unidade móvel de coleta de sangue na sede da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Ao longo do último semestre, entidade presidida pela primeira-dama Gracinha Caiado foi responsável por 11,3% de todo sangue doado ao Hemocentro. “Não poderíamos deixar de abraçar a causa e incentivar esse gesto solidário que salva vidas”, diz

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou, nesta quarta-feira (11/08), uma ação de incentivo ao voluntariado institucional entre população e colaboradores da entidade, em parceria com o Hemocentro de Goiás. O objetivo foi contribuir com os estoques de hemocomponentes destinados às unidades públicas de saúde de todo o Estado e, ao mesmo tempo, despertar a solidariedade e a responsabilidade social, especialmente neste momento de pandemia, ao estimular a doação de sangue.

“Com essa ação promovida pela OVG e pelo Hemocentro, colaboradores e comunidade em geral tiveram a oportunidade de experimentar o voluntariado, um gesto que faz bem para quem pratica e para quem é beneficiado”, afirmou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Ela continuou: “Nossa missão é ajudar quem mais precisa e, entre essa ajuda, está também a responsabilidade social e o cuidado com as pessoas que passam por problemas de saúde e necessitam de transfusão sanguínea. Não poderíamos deixar de abraçar a causa e incentivar esse gesto solidário que salva vidas. É um orgulho ver e participar de iniciativas como essa”.

Nutricionista do Restaurante do Bem, Jordana Oliveira fez questão de tirar um momento do dia para fazer a doação. “Quando soube que poderia fazer isso aqui mesmo na OVG, meu coração se encheu de alegria. Saber que esse ato tão simples e que não leva nem 10 minutos pode salvar a vida de até quatro pessoas nos impulsiona a ir ainda mais além por meio do voluntariado”, disse Jordana.

Fruto de uma parceria já consolidada, as ações de mobilização executadas entre a OVG e o Hemocentro de Goiás fazem a diferença nos estoques do banco de sangue. De acordo com a diretora-técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais, a OVG foi responsável por 11,3% de todo o sangue doado ao Hemocentro ao longo do último semestre.

“Iniciamos mais um ciclo de doações em parceria com a organização e não poderíamos ter forma melhor de fazermos isso do que levando nossa unidade móvel até a instituição. Essa parceria duradoura contribui significativamente com os nossos estoques de hemocomponentes, uma vez que mais de 11% das doações que recebemos são de voluntários encaminhados pela OVG. Isso colabora efetivamente para que possamos atender às demandas de todo o Estado”, comentou Ana Cristina.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, mais do que chamar a atenção para a doação de sangue, a entidade visa conscientizar a população sobre a importância do gesto. “Costumo dizer que quando a ação é em prol da vida, ela se torna ainda mais importante. Caminhamos de braços dados com o Hemocentro ao longo de todo o ano, mas periodicamente os convidamos a virem na nossa sede com a unidade móvel para que nossos colaboradores também possam contribuir com a sociedade. Estamos sempre prontos para ajudar”, pontuou Adryanna.