Nasci em Anápolis, Goiás, em 1949 e concorri à Presidência da República em 1989. Meu primeiro cargo político foi 1991, quando fui eleito deputado federal por Goiás. Também concorri ao Governo do Estado de Goiás em 1994, quando recebi 23% dos votos. Voltei à Câmara Federal em 1999 e fui reeleito em 2003, 2007 e 2011. Em 2014, fui eleito Senador por Goiás com 1.283.665 votos.

bici

Caiado criança andando de bicicleta.

 

Médico e especialista em cirurgia da coluna há mais de três de décadas, lutei sempre em favor da vida. Como membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, votei no ano passado contra o projeto de lei que descriminaliza o aborto.

Uma das minhas grandes bandeiras dentro da Câmara foi a Agricultura e a Pecuária. Tema que pretendo continuar a priorizar no Senado. Quando presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, discuti e batalhei na questão do endividamento do produtor rural brasileiro.

Como brasileiro e agora como senador, preocupo-me com a questão da transparência dos gastos públicos. Toda emenda ao Orçamento da União proposta por mim é encaminhada à Controladoria Geral da União. Com isso, peço que a execução da minha emenda seja observada e auditada para garantir que não haja qualquer irregularidade em todo o processo.

Nos últimos anos, lutei por recursos para a APAE da cidade de Goiás, para a Associação de Amparo à Criança Excepcional, ao Hospital Arauto Jorge. Pedi também a liberação de recursos para aumentar e conservar as quadras esportivas de todo o Estado, além de batalhar pela ampliação da Universidade Federal de Goiás a fim de que ela possa receber mais alunos.

Ainda na Câmara, fui relator do Projeto de Lei 1210/2007, que tratava da reforma política. Acredito que o atual sistema político está condenado. Com a aprovação do “Ficha Limpa”, o próximo passo é lutar pela moralização definitiva da política. Isso só será possível com a reforma política.

CURRÍCULO SINTETIZADO

Senador da República pelo estado de Goiás, foi Deputado federal por cinco mandatos; médico ortopedista e especialista na área de cirurgia da coluna vertebral e produtor rural. Fundador da União Democrática Ruralista (UDR). Representa os interesses do Estado de Goiás, dos profissionais da área da saúde, dos produtores rurais no Congresso Nacional, da diminuição da carga tributária e das causas em prol das liberdades individuais e da democracia.

Em 1989 disputou a Presidência da República.

caiado

É Presidente do DEM no Estado de Goiás e vice-presidente nacional do Democratas. Atualmente, ocupa a liderança do Democratas no Senado Federal e da Minoria no Congresso Nacional.

Autor e relator de vários projetos relevantes na Câmara dos Deputados. Foi presidente de CPI, de Comissões Externas e da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural na Câmara dos Deputados.

De família tradicional de Goiás, jamais negou suas origens e a defesa do setor produtivo primário. Foi criador da Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária (bancada ruralista). Esteve à frente de todas as mobilizações do setor rural desde a Constituinte quando foi garantido o direito de propriedade.

É autor da PEC 454/2009 criando a carreira de Médico de Estado que está pronta para ser votada na Câmara dos Deputados. A mesma PEC foi reapresentada no Senado Federal.

Defensor intransigente das instituições da Polícia Militar referente à aprovação da PEC 300 que, quando Líder na Câmara dos Deputados, trabalhou por sua aprovação.

Segundo o DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Ronaldo Caiado integra, desde 1999, o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Está, portanto, pela 15ª vez consecutiva, na relação dos “Cabeças” do Congresso Nacional que o considera “excelente formulador e negociador; destaca-se como debatedor”.

Foi vencedor em 2015 do Prêmio Congresso em Foco na categoria “Melhor Senador”, em escolha feita pelo voto do público através de perfis das redes sociais. O democrata obteve 19.427 votos, ficando a frente dos senadores Romário (PSB-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG), respectivamente.

Em nove edições do evento, esta é a quinta vez consecutiva que o senador goiano é premiado. Além de ser escolhido melhor senador em seu primeiro ano de mandato na Casa, Caiado também ficou em 1º lugar como parlamentar “Em Defesa da Agropecuária”.

Senador Titular nas seguintes comissões:

· CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

· CI – Comissão de Serviços de Infraestrutura

· CMA – Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle

· CMACOPOLIM – Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016

· CRA – Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

Senador suplente das seguintes comissões:

· CAE – Comissão de Assuntos Econômicos

· CE – Comissão de Educação, Cultura e Esporte

· CMMC – Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas

· CRE – Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *